Home

 

Próximos eventos

 

 
O que é Free-mo?

O mais recente em ferromodelismo modular em escala HO

Free-mo foi desenvolvido com a idéia de que um conjunto de normascom foco principalmente em placas terminais de módulo permitirá a modelagem fiel de trackplans protótipos e operações em um ambiente modular. A configuração, comprimento e o traçado de um módulo Free-mo ou conjunto de módulos ficam por conta o ferromodelista. Free-mo afasta o tédio de operação de comboios monotonamente em torno de um par de linhas ou até mesmo três linhas de movimento. Com Free-mo, menos é mais.

Free-mo funciona como um layout permanente ou seccional, mas ainda mantém a sua modularidade (Free-mo é atualmente maioria das modulares existentes do que módulos de pista dupla). Layouts Free-mo são operados com uma linha principal de via única com um ponto de loop, loop para loop, ou ponto a ponto. Tamanhos de layout podem variar para qualquer tamanho imaginável.

A linha principal Free-mo é centrada em um final de dois pés de modo que o módulo pode ser invertido 180 graus e ainda acoplar-se ao módulo adjacente sem modificação para fiação ou faixa. A linha principal Free-mo também leva vantagem de um apoio mais forte da indústria de código trilho 83.

Free-mo foi desenvolvido com a idéia de que um conjunto de normas com foco principalmente em placas terminais do módulo permitirá a modelagem fiel de trackplans protótipos e operações em um ambiente modular. As normas apenas impoem onde os módulos terminam e se conectam, deixando o comprimento e configuração do traçado à cargo do ferromodelista. Isto por sua vez produz padrões extremamente flexíveis que funcionam! Por exemplo, se você quiser construir um módulo que é de 5 pés 7 e 3/4 polegadas de comprimento, com um ângulo de 19 graus e uma inclinação de 2%, você pode fazê-lo com Free-mo!

Free-mo permite a criatividade do ferromodelista brilhar através de seus módulos. Modelistas já não são limitados a módulo de comprimento fixo de 4, 6 ou 8 metros. Eles podem construir um módulo para as suas próprias necessidades e sonhos.

 

A filosofia do Free-mo
No site do Free-mo oficial, há a citação "Mais que apenas um padrão" lá em cima no topo de cada página. Espero que esta mensagem ajude a fornecer alguns detalhes por trás desse slogan.

Como eu tinha uma mão no desenvolvimento deste site, e na Norma Free-mo, eu vou tentar explicar.
O padrão de Free-mo é apenas uma parte do que é Free-mo. Tal como acontece com o campo do direito, há a própria lei, e depois há o espírito ou intenção por trás do que a lei tenta regular. Com Free-mo, temos o padrão, e, em seguida, a filosofia ou espírito atrás do padrão.

A maioria da especificação Standrd Free-mo como sabemos que é o padrão físico em si - traçado / bancada de trabalho e especificações de fiação / especificações de conectores - para garantir que tenhamos interoperabilidade perfeita entre os módulos não só dentro de um grupo, mas entre os diferentes grupos .

O padrão deFree-mo também tenta, em parte, para colocar algumas medidas quantificáveis ​​sobre o que essencialmente é a filosofia Free-mo. Exemplos incluem: o tamanho máximo do trilho (S3.10), tamanho mínimo de desvio (S3.8), e o cenário (S6.3).

Alguns tem batido em padrões pessoais dizendo: "Bem .. você não pode colocar um medidor, pinça, voltímetro, seja o que for" sobre o que é protótipo e o que não é.

Eles estão corretos. No entanto, o espírito e a filosofia por trás de Free-mo é que estamos aqui para "fornecer uma plataforma para modelagem de protótipo em um ambiente flexível e modular." Com Free-mo, tentamos construir nossos módulos cuja trackwork e cenário reflitam as práticas de protótipos, tanto quanto possível. Estamos aqui para construir cenas plausíveis / ACREDITÁVEIS que são realistas, e proporcionar um ambiente em que possamos escolher para operar trens de uma forma realista.

Nós já resumimos este espírito e filosofia por trás de Free-mo na norma escrita e no texto introdutório no site Free-mo.

Citando o padrão: www.free-mo.org/standard.

S1.1 O objetivo da Norma Free-mo é fornecer uma plataforma para modelagem de protótipo em um ambiente flexível e modular. Free-mo módulos não só fornecem pista para operar modelos realistas, mas também enfatizar, cenário realista plausível; trackwork, realista confiável e operações. Free-Mo foi projetado para e continua a empurrar o envelope de modelo modular railroading a novas alturas. Ela vai além do tradicional circuito fechado set-up para criar um verdadeiramente universal "de forma livre" design modular que é operações orientadas e fortemente influenciado por railroading protótipo.

Claro, se você olhar para as coisas, estamos a falar bem .. só um monte de modelos de comboios, mas o que estamos tentando fazer com Free-mo é a construção de um conjunto de módulos que empurram o nível de modelagem além do que é normalmente exibidas por grupos de módulos tradicionais comumente visto em shows de trem em todo o país.

Free-mo não é sobre a construção de módulos que descansar no menor denominador comum de modelagem de má qualidade. Há muitas maneiras de conseguir trackwork pobres, operação confiável e cenário toylike sem a ajuda de qualquer padrão!

Tudo o que queremos fazer aqui é não apenas construir módulos de acordo com o padrão de Livre-mo físico, mas também cumprir com o espírito de livre-mo, que é o de fornecer uma plataforma para modelagem de protótipos e operações fornecendo cenário plausível, verossímil e trackwork realista confiável nos módulos que construímos.

Free-mo deve evitar os clichês e truques toylike ou fantasias (Godzillas, Hot Wheels, tornados operacionais) e cenário mal executado, que é tão comum e bem, às vezes simplesmente de mau gosto, como visto em outros locais de modelagem modulares.

Nossos objetivos em Free-mo deve ser construir módulos que procuram GRANDES que medem com o melhor dos layouts mesma casa que você vê publicado em Railroader Modelo ou Ferrovias grande modelo, por exemplo. Devemos esforçar-nos em direção a excelência de modelagem. Em nossos módulos, devemos procurar modelar não apenas o que é "protótipo", mas o modelo que é típico e comum para o período de tempo e localidade para a qual nosso módulo representa. Precisamos fugir da desculpa de que "não há um protótipo para tudo", portanto, aceitável, mas em vez disso, tentar modelar um determinado local o mais fielmente possível com base em fotos, livros ou outros materiais de pesquisa que representam o assunto. Sim, free-lance é muito fina, mas que seria melhor para basear sua modelagem em práticas típicas de protótipos para o seu período de tempo e local.

Free-mo simplesmente se resume a excelência, realismo e elegância. Aspiramos a simular com precisão a realidade de railroading para a maior fidelidade que é razoavelmente prático com a engenharia módulo / construção, o cenário, o material circulante e operações.

Nós não estamos aqui para "vencê-los" ou ser "melhor do que ninguém", mas apenas para esticar os nossos próprios limites e metas por partilhar livremente o melhor de nossas habilidades com os outros dentro do nosso grupo e com grupos próximos de alcançar os objetivos comuns de realismo e de excelência.

NOVAMENTE - embora tenha sido afirmado que há algum tipo de elemento de "elitista", não deve haver. Mais uma vez, a menos que você é o próprio Deus, TODOS os modeladores não são perfeitos, e precisam da ajuda de outros para construir módulos melhores e conjuntos de módulos.

Pessoalmente, eu não me considero nem o trabalho do meu próprio ser "melhor" ou, mas sim, eu e todos nós devemos olhar para os outros, e partilhar o melhor de suas técnicas com outros para atingir a meta. Mais uma vez, vamos ajudar os outros a construir maior qualidade trackwork ou paisagem) benchwork, elétrico ou o que é bom), e eles podem devolver o favor para os módulos também! É aí que reside a diversão!

Assim que sobre o padrão atual?
OK .. agora sobre o padrão e a evolução do padrão de Livre-mo:
Aqueles que estão no comitê de padrões (que compreende os principais representantes de todo o EUA), não estão olhando para dizer .. considerem existentes Free-mo módulos "não-conformidade" em uma determinada data.

Em vez disso, toda a construção de novo módulo deve estar de acordo com o padrão atual publicado em www.free-mo.org. Se você tem algo que não é compatível com o novo padrão, tentar corrigi-lo, mas se isso não for possível, deve ser de pelo menos compatível com o padrão anterior.

Não há muito que realmente mudou na reformatação padrões e atualização. Havia muito no padrão antigo, que foi deixada para confusão e falta de interpretação, por isso, tentou esclarecer que, assim como introduzir as melhores práticas atuais o mínimo possível para o padrão REFORMATADO. O padrão vai continuar a evoluir com base na entrada e discussão dos que aqui na lista, mas a filosofia chefe de Free-mo permanece - para fornecer uma plataforma para modelagem de protótipo em um ambiente flexível e modular.

 

O que é free-mo.br

free-mo.br é um conjunto de normas que define a estrutura básica de conexão de módulos free-mo.br, a fim de permitir que os modelistas criem seus módulos com liberdade de escolha de cenário e dimensões, mantendo o padrão de encaixe dos módulos, altura e código dos trilhos dentro das especificações free-mo.br.

Esse conjunto de normas estará disponível para que o ferromodelista projete e construa seu módulo free-mo.br individualmente, e mesmo sem encontrar ou combinar nada com nenhum outro ferromodelista possa unir seu módulo ao de outro modelista e haja operacionalidade dos trens sem a necessidade de ajustes.

Se um ferromodelista participante ou não de um grupo formado para a criação de uma maquete free-mo.br, eventualmente mudar-se de cidade, ou estado, continuará tendo a possibilidade de ligar seu módulo free-mo.br aos módulos de outros ferromodelistas da região para a qual se mudou, ou então integrá-lo aos layouts montados em encontros e eventos de ferromodelismo .

free-mo.br foi elaborado para que possamos ter uma norma que permita a união de ferromodelistas sem a necessidade de discussões sobre quem fará o que em seu módulo, quantos módulos formarão o layout, e outras pequenas coisas que inviabilizam a criação de grupos, necessitando apenas que o modelista coloque em prática sua criatividade ao montar seu módulo dentro das normas free-mo.br.

 

topo